18 de maio de 2011

História da cerveja Lager

A história do surgimento da cerveja Lager começa em meados do século XVI, quando algumas cervejarias alemãs perto de Munique são proibidas, pelo Duque Albrecht V da Baviera, de produzir cerveja durante o verão. Essa medida foi tomada porque, na época, não se conhecia de forma aprofundada os processos que resultavam na produção da bebida e as técnicas para conservação da mesma. Desta forma, com os dias mais quentes do verão, as altas temperaturas aceleravam a proliferação de bactérias e microrganismos que acabavam estragando a cerveja.

No entanto, era permitido produzir a bebida durante o inverno (de 23 de setembro a 29 de abril) e guardá-la para ser consumida durante o verão. Para que a cerveja não sofresse com as altas temperaturas, era armazenada em adegas frias nos Alpes. Esta é a origem do termo Lager (que significa “armazenada, guardada, estocada”).

lagerEsse procedimento gerou, provavelmente através de mutações ou de seleção natural, uma nova cepa de leveduras a partir das leveduras de fermentação de superfície, únicas conhecidas até então. Essa nova cepa, que se desenvolvia melhor em ambientes mais frios, tinha a característica de ter fermentação de fundo, por isso as lagers também são chamadas de cerveja de baixa fermentação.

Não se sabia o porquê, mas percebeu-se que as cervejas armazenadas dessa forma eram mais claras e leves. Hoje se sabe que as leveduras, que são as responsáveis pela turbidez na cerveja, tendem a não flocular a temperaturas mais baixas, fazendo com que a bebida resultante apresente essas características.

As mudanças no processo de maltagem também foram importantes para o desenvolvimento da cerveja Pilsen. As únicas cervejas claras produzidas eram feitas a partir de malte seco naturalmente e esse processo era bastante incomum. A maioria dos maltes era seca em fornalhas e apresentavam aspectos de queimado e defumado. Quando o coque passou a ser utilizado no processo de maltagem, em meados do século XVII, os maltes deixaram de possuir invariavelmente o aspecto de torrado.

Outro grande avanço no processo de maltagem ocorreu no início do século XIX, com o desenvolvimento do processo de secagem indireta dos grãos. Esse novo método permitia total controle do processo, controlando melhor a cor e eliminando definitivamente aromas e sabores indesejados de defumado e de queimado.

Fonte: Larousse da Cerveja – Ronaldo Morado

Nenhum comentário:

Postar um comentário